quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Contexto econômico da Bacia do Rio Araranguá

Analisando o contexto econômico da Bacia do Rio Araranguá, observou-se que o processo de desenvolvimento dos municípios é bastante diverso e está relacionado diretamente aos diferentes ciclos produtivos que modificaram e interferiram na dinâmica espacial e econômica da Bacia. A existência de recursos minerais originou um novo tipo de posição urbana para as cidades mineradoras, na qual Criciúma tornou-se o centro comercial e industrial de toda Bacia do Rio Araranguá. Desse modo, as cidades pertencentes à AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) se caracterizam por uma maior heterogeneidade de funções e estruturas sócio-econômicas, diferentemente dos demais municípios da BHRA. Baseados na agricultura e, recentemente, na rizicultura, os municípios do sul de SC apresentam um desenvolvimento econômico pouco expressivo que ocasiona baixa atração populacional. Conseqüentemente, suas zonas urbanas se apresentam pouco desenvolvidas se comparadas com as cidades originárias do ciclo carbonífero, com alto grau de diversificação industrial. Apesar de estruturas desiguais, esses dois processos diferenciados apresentam, como traço comum, sérios problemas ambientais, decorrentes de modelos de crescimento econômico voltados unicamente à reprodução ampliada do capital, sem se importar com os impactos sociais e espaciais, muitas vezes, de difícil reconversão.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Criação do Município

Em 03 de abril de 1880, nascia o Município de Araranguá, que realizou eleições para vereadores em 1º de julho de 1881 e foi efetivamente instalado com a posse dos vereadores somente em 28 de fevereiro de 1883. A posse foi outorgada pelo Sr. Ovídio José da Rosa, que recebeu procuração do Presidente da Câmara Municipal de Laguna.

sábado, 22 de agosto de 2009

A cidade das Avenidas







Localizada na região Sul do estado de Santa Catarina, Araranguá é conhecida como a “Cidade das Avenidas”, isso porque em meados do século XIX houve um bem-sucedido planejamento viário, o que faz do município uma cidade de avenidas largas e transito fácil.








Desde os primórdios, a região chamava a atenção de navegadores, militares e tropeiros que por ali passavam em função de sua natureza exuberante.

O Rio Araranguá, com suas águas cristalinas, o Balneário Morro dos Conventos, de natureza inigualável, os diversos lagos tranqüilos e a natureza preservada são alguns dos principais atrativos turístico do município.

No verão as praias de Araranguá recebem grande quantidade de turistas do Brasil e também de fora do país.


A Festa de Nossa Senhora Mães dos Homens, padroeira da cidade, e o Quilômetro de Arrancada de Caminhões são eventos muito freqüentados.
Caio B Boal

Geografia da Cidade de Araranguá




O município de Araranguá foi emancipado em 3 de abril de 1880, pela lei Provincial 901. Inicialmente colonizada por portugueses, Araranguá também recebeu imigrantes italianos, alemães, espanhóis, poloneses e africanos, sendo que atualmente predominam os descendentes italianos. Atualmente com uma população aproximada de 58.000 habitantes, Araranguá têm como principais atividades à agricultura, o comércio e o turismo, sendo este último o principal gerador de recursos no verão, estação em que as temperaturas estão bastante acima da média anual que é de aproximadamente 20º C.

O Turismo no Rio Araranguá!




O Rio Araranguá, entre os lugares que passa, os mais conhecidos são o Morro dos Conventos e a comunidade de Ilhas, ambos os lugares são conhecidos principalmente pelas riquezas vizíveis somente aos olhos.



Na comunidade de Ilhas, logo na chegada pode-se deparar com a água cristalina que encanta turistas e pescadores, logo depois, o rio deságua nas margens do mar, o lugar por posssuir pequenas dunas transforma o rio ainda mais encantador aos turistas e moradores da região, que frequentam o lugar além desse motivo pela diversão de caminhar sobre as dunas da praia e por poder se banhar nas águas do rio e do mar.



A cidade de Araranguá está inserida no Roteiro Turístico Regional de Santa Catarina denominado: “Caminho do Cânions”, roteiro este de natureza exuberante que atrai turistas de várias regiões do mundo.



Caio A B Boal

Localização e Características do Rio Araranguá

Rio Araranguá
Afluentes Principais: Rio Mãe Luzia e Rio Itoupava
O rio Araranguá é um rio brasileiro, e fica localizado no sul do estado de Santa Catarina.

Seus principais afluentes são o rio Mãe Luzia e o rio Itoupava. O Rio Araranguá atravessa o município de mesmo nome, sendo sua foz próxima ao Morro dos Conventos. De águas límpidas é ideal para a pesca que é realizada com tarrafas e ajuda dos botos, que cercam os cardumes.

O Rio Araranguá também é um dos únicos rios do Brasil a mudar sua coloração!


Caio Augusto B Boal

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mais informações sobre a Poluição da Bacia do Rio Ararangua e de outras Bacias de SC

Não muito diferente de outras bacias drográficas de Santa Catarina, a Bacia do Rio Araranguá ainda sofre com a contaminação da poluição urbana, csada pelo depósito clandestino de esgoto, a emissão sem controle de agrotóxicos, que são usados principalmente nas plantações de arroz, e com a poluição industrial O secretário do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Antônio Sérgio Soares, afirma que a partir da confecção do plano de trabalho será possível encontrar soluções para aproveitar melhor os recursos hídricos sem comprometer o meio ambiente

Dados Do Rio Ararangua

Dados os conflitos reais e potenciais pelo uso da água nas duas bacias, a gestão dos recursos hídricos é uma tarefa relevante e urgente, que só será efetivada à medida que um maior número de profissionais seja capacitado para atuar na gestão e o conhecimento sobre as bacias seja amplamente compartilhado. Por isso, o PIAVA SUL está promovendo a capacitação de membros dos comitês de bacia, gestores públicos, técnicos e lideranças dos municípios, dando os primeiros passos para a construção dos planos de bacia, em 11 oficinas “Nossas Águas”, realizadas de março de 2009 a abril de 2010, alternadamente para um ou outro comitê, ou para os dois, conforme programação abaixo. Os relatórios das oficinas estão disponíveis para download em boletins e relatórios. 1 - Bacia Hidrográfica do rio Araranguá Tema: A Política Nacional dos Recursos Hídricos, os comitês e os planos de bacia. A bacia hidrográfica do rio Araranguá como unidade de planejamento Data: 24 de março de 2009 Local: CERSUL, Turvo 2 - Bacia Hidrográfica do rio Urussanga Tema: A Política Nacional dos Recursos Hídricos, os comitês e os planos de bacia. A bacia hidrográfica do rio Urussanga como unidade de planejamento Data: 25 de março de 2009 Local: Restaurante San Gennaro, Urussanga 3 - Bacias Hidrográficas dos rios Araranguá e Urussanga Tema: Mobilização e participação social e o cadastro de usuários de água Data: 28 de abril de 2009 Local: Aprofucri - UNESC, em Criciúma 4 - Bacias Hidrográficas dos rios Araranguá e Urussanga Tema: Uso da terra, histórico e tendências de desenvolvimento das bacias Data: 26 de maio de 2009 Local: Aprofucri - UNESC, Criciúma 5 - Bacias Hidrográficas dos rios Araranguá e Urussanga Tema: Disponibilidade hídrica e demanda de água Data: 30 de junho de 2009 Local: Aprofucri - UNESC, Criciúma 6 - Bacias Hidrográficas dos rios Araranguá e Urussanga Tema: Avaliação institucional Data: 1 de setembro de 2009 Local: Aprofucri - UNESC, Criciúma 7 - Bacias Hidrográficas dos rios Araranguá e Urussanga Tema: Envolvimento e cidadania Data: 27 de outubro de 2009 Local: Aprofucri - UNESC, Criciúma 8 - Bacia Hidrográfica do rio Araranguá Tema: Confronto das disponibilidades e demandas: matriz de conflitos Data: 23 de fevereiro de 2010 Local: Forquilhinha 9 - Bacia Hidrográfica do rio Urussanga Tema: Confronto das disponibilidades e demandas: matriz de conflitos Data: 25 de fevereiro de 2010 Local: Içara 10 - Bacia Hidrográfica do rio Araranguá Tema: Síntese e encaminhamento do planejamento Data: 27 de abril de 2010 Local: Araranguá 11 - Bacia Hidrográfica do rio Urussanga Tema: Síntese e encaminhamento do planejamento Data: 29 de abril de 2010 Local: Urussanga - 09/07/2009

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dados a respeito da Bacia Do Rio Araranguá

A bacia hidrográfica do rio Araranguá abrange os municípios de Morro Grande, Meleiro, Turvo, Timbé do Sul e parte dos municípios de Jacinto Machado e Araranguá. Os principais rios desta bacia, além do Rio Araranguá, são: O Rio Manoel Alvez, Rio Amola Faca, Rio Itoupava, Rio da Pedra e outros.


O movimento ambientalista Sócios da Natureza foi fundado em 05/06/1980. Sediado no município de Araranguá, SC, sem fins lucrativos de acordo com seu estatuto e considerado de utilidade pública municipal. Seus integrantes trabalham de forma estrita e comprovadamente voluntária. Foi criado para combater a intensa poluição ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Urussanga e Tubarão, causada pela exploração e queima do carvão mineral na região carbonífera de Criciúma. Tem como objetivo principal a preservação da natureza e uma melhor qualidade de vida para a população do sul de SC.

domingo, 9 de agosto de 2009

O que é uma Bacia Hidrográgica ?

É uma área que funciona como se fosse um funil. Toda água que cai com a chuva escorre para um único rio ou lago. Esta área física é uma importante unidade de planejamento e de execução de atividades sócio-econômicas, ambientais, culturais e educativas.

(Fonte: www.proguaiba.rs.gov.br)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sobre Santa Catarina - Dados -

- S A N T A C A T A R I N A -

GEOGRAFIA – Área: 95.346,2 km2.
Relevo: terrenos baixos, enseadas e ilhas no litoral, planaltos a leste e oeste e depressão no centro.
Ponto mais elevado: morro da Boa Vista, na serra da Anta Gorda (1.827 m).
Rios principais: Uruguai, Canoas, Pelotas, Negro. Vegetação: mangues no litoral, mata das araucárias no centro, campos a Sudoeste e faixas da floresta a leste e oeste.
Clima: subtropical.
Municípios mais populosos: Joinville (496.051), Florianópolis (406.56), Blumenau (298.603), São José (201.103), Criciúma (188.233), Chapecó (173.262), Lages (168.384), Itajaí (168.088), Jaraguá do Sul (131.786), Palhoça (128.102) - 2006.
Habitante: catarinense ou barriga-verde.
POPULAÇÃO – 5.958.266 (2006).
Densidade: 62,5 hab./km2 (2000).
Cresc. dem.: 1,9% ao ano (1991-2006).
Pop. urb.: 81,6% (2004).
Domicílios: 1.801.951 (2005);
Carência habitacional: 131.264 (2006).
Acesso à água: 79,1% (2005);
Acesso à rede de esgoto: 82,6% (2005).
IDH: 0,822 (2000).

SAÚDE – Mort. infantil: 17,2 por mil nascimentos (2005).
Médicos: 13,0 por 10 mil hab. (2005).
Leitos hosp.: 2,2 por mil hab. (2005).

EDUCAÇÃO – Educ. infantil: 250.742 matrículas (79,3% na rede pública).
Ensino fundamental: 942.382 matrículas (92,1% na rede pública).
Ensino médio: 279.863 matrículas (85,8% na rede pública) - todos em 2005.
Ensino superior: 178.456 matrículas (35,7% na rede pública - 2004.
Analfabetismo: 4,8% (2004);
Analfabetismo funcional: 16,3% (2004).

GOVERNO – Governador: Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

Senadores: 3.
Dep. federais: 16.
Dep. estaduais: 40. Eleitores: 4.168.495 (3,3% do eleitorado brasileiro - 2006).
Sede do governo: Centro Administrativo, Rod. SC-41, km 5, 4600 - Saco Grande, Florianópolis, Tel.: (48) 3221.3000.

ECONOMIA – Participação no PIB nacional: 4,0% (2004).
Composição do PIB: agropec.: 13,6%; ind.: 52,5%; serv.: 33,9% (2004).
PIB per capita: R$ 12.158 (2004).
Export. (US$ 5,6 bilhões): carnes de aves e suínos (26,1%), móveis e artefatos de madeira (15,4%), compressores (8,5%), confecções de algodão (6,8%), veículos e peças (5,8%), madeira (5,1%), cerâmicas e louças (4,5%), papel e papelão (3,5%), motores elétricos (3,4%), fumo (2,8%).

Import. (US$ 2,2 bilhões): petroquímicos (14,6%), máquinas e equipamentos (9,8%), soja e derivados (8,7%), insumos para indústria de alimentos (7,3%), outros grãos (6,9%, fertilizantes (3,1%), fios de poliéster (2,8%), bens de informática (2,7%), miscelânea (38%) - 2005.

ENERGIA ELÉTRICA – Geração: 11.185 GWh;
Consumo: 14.072 GWh (2004).

TELECOMUNICAÇÕES – Telefonia fixa: 1.596.184 linhas (maio/2006);
Celulares: 3.395.075 (abril/2006).

CAPITAL – Florianópolis.
Habitante: florianopolitano.
Pop.: 406.564 (2006).
Automóveis: 190.517 (2006).
Jornais diários: 2 (2006).
Prefeito: Dário Elias Berger (PSDB).
Nº de vereadores: 12 (2004).
Data de fundação: 23/3/1726.

Fonte: Portal Brasil.net

Você Sabia?


A bacia hidrográfica pode ser entendida como um "Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes".
A noção de bacia hidrográfica inclui naturalmente a existência de cabeceiras ou nascentes, divisores d'água, cursos d'água principais, afluentes, subafluentes, etc.
Em todas as bacias hidrográficas deve existir uma hierarquização na rede hídrica e a água se escoa normalmente dos pontos mais altos para os mais baixos. O conceito de bacia hidrográfica deve incluir também noção de dinamismo, por causa das modificações que ocorrem nas linhas divisórias de água sob o efeito dos agentes erosivos, alargando ou diminuindo a área da bacia".
(Fonte: www.vivaterra.org.br)

1-Apresentação

Nosso trabalho fala sobre as bacias hidrográficas de nosso estado [Santa Catarina]. O trabalho foi a mando de nosso atencioso Prof.Nazareno.
Resolvemos então mostrar nosso trabalho utilizando o blog. Que hoje é muito utilizado como ferramenta de aproximação entre nós, o professor e nossos colegas de classe. Assim como todos que surfam na net e gostam de Geografia!


Resumo e Curiosidades:

A rede hidrográfica brasileira é composta por rios, em sua maioria, perenes e com grande potencial para a geração de energia elétrica, pois se encontram predominantemente em regiões de planalto.
A navegação de maior porte é realizada em rios como os da bacia do rio Amazonas, os da bacia do rio Paraguai e em trechos do rio São Francisco. Os rios da região Sul e Sudeste apresentam limitado potencial de navegação, sendo necessária, em alguns casos, a construção de eclusas como as do rio Tietê , no estado de São Paulo.

Mariana, Caio e Henrique